Trípoli, Líbia (PANA) - As Nações Unidas desejam cooperar com o Governo líbio de União Nacional para apoiar os esforços envidados com vista a facilitar soluções globais na Líbia através dos diálogos conducentes à paz, soube a PANA de fonte oficial.
O desejo foi expresso pelo novo enviado especial das Nações Unidas na Líbia, Jan Kubis, numa mensagem ao ministro líbio dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Siala.
Num comunicado publicado sexta-feira à noite no website do Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros , pode ler-se que a mensagem de Kubis se seguiu a uma enviada por Mohamed Siala, para o felicitar pela sua nomeação para o cargo de emissário especial da ONU na Líbia.
O diplomata líbio regozijou-se com esta nomeação, sublinhando a sua vontade de cooperar com Kubis para fazer da sua missão no seio das Naºões Unidas um sucesso, a fim de estabelecer bases da segurança e estabilidade e de sucesso do processo de diálogo político líbio.
Na sua mensagem, Siala indicou apreciar o novo enviado especial pela sua boa reputação internacional.
Homem político experiente, o novo enviado especial na Líbia já trabalhou como ministro dos Negócios Estrangeiros da Eslováquia (seu país de origem), secretário-geral da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa e presidente do Comité dos Ministros do Conselho Europeu.
Também já foi chefe da Missão das Nações Unidas no Tadjiquistão, no Afeganistão, no Iraque e no Líbano.
-0- PANA BY/JSG/SOC/FK/DD 31jan2021