Addis Abeba, Etiópia (PANA) - O Governo etíope anunciou que 74 camiões de transporte de mercadorias humanitárias estão a caminho de Mekelle, capital regional do Estado de Tigré.
De acordo com a Comissão Nacional de Gestão de Riscos de Desastres, os camiões, que deixaram Samara no sábado, estão carregados com mais de 2.423 toneladas de produtos humanitários e seis camões-cisternas.
A Agência de Notícias da Etiópia citou o Serviço de Comunicação do Governo dizendo que o Governo Federal está a facilitar o acesso humanitário a cidadãos em circunstâncias difíceis, conforme a sua promessa.
Ele também instou a Frente de Libertação do Povo de Tigré (TPLF) a retirar-se das áreas que ocupa nas regiões de Amhara e Afar para facilitar as atividades humanitárias.
O Governo também pediu à comunidade internacional que pressione a TPLF para devolver os 1.025 camiões pesados que entraram em Tigré com ajuda humanitária.
Na semana passada, o Governo etíope enviou 50 camões de alimentos, saúde, nutrição, água, saneamento e higiene e combustível para Tigré.
O envio seguiu-se à trégua humanitária declarada por Addis Abeba para atender às necessidades do povo de Tigré.
O Governo também disse que as autoridades federais estão a facilitar o transporte aéreo diário para a região para a entrega de medicamentos, equipamentos médicos e suplementos nutricionais.
-0- PANA MA/MTA/IS/MAR/IZ 24abril2022