Agência Panafricana de Notícias

Novo contingente mauritano parte para Côte d'Ivoire

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – Um novo contingente da Guarda Nacional da Mauritânia deixou terça-feira à noite Nouakchott para a Côte d’Ivoire no quadro da Operação de Manutenção da Paz das Nações Unidas neste país (ONUCI), soube a PANA esta quarta-feira de fontes oficiais.

Esta unidade representa a terceira do género desde o início do engajamento da Mauritânia na missão onusina em 2014.

Ela será desdobrada em Bouaké (centro do país) nas mesmas condições que os contingentes precedentes, integrando 140 elementos dos quais 11 oficiais, 34 suboficiais e 95 tropas.

A unidade beneficiou duma formação intensiva sobre a sua futura missão no terreno, e comporta quatro sub-unidades operacionais e uma de logística.

Num discurso pronunciado por ocasição duma visita efetuada esta semana ao contingente, o ministro do Interior lembrou que « o envio do primeiro contingente da Guarda Nacional para a Côte d’Ivoire em 2014 constituiu a primeira participação da Mauritânia nas operações de manutenção da paz das Nações Unidas » e insistiu na nobreza duma tal missão.

Ele falou, por outro lado, dos esforços envidados pelo país nos últimos anos, com a ascensão ao poder do Presidente Mohamed Ould Abdel Aziz que visam a formação e o equipamento das forças de defesa e segurança.

Ahmed Ould Abdallah exortou os membros do contingente da Guarda Nacional da Mauritânia na Côte d’Ivoire a seguir o exemplo dos seus predecessores, dos elementos que « se distinguiram pela sua abnegação, retidão e pelo profissionalismo unanimemente saudados ».

A ONUCI, lembre-se, foi criada em janeiro de 2003, na sequência da eclosão em setembro de 2002 duma revolta que dividiu em duas zonas (Norte e Sul) o território deste país da África Ocidental.

Ela foi mantida para acompanhar o regresso progressivo da paz a este país.

-0- PANA SAS/TBM/FK/IZ 14set2016