Agência Panafricana de Notícias

Novo contingente de 250 Camaroneses evacuado de Bangui

Douala, Camarões (PANA) - Uma nova onda de 250 Camaroneses provenientes de Bangui, na República Centroafricana (RCA), chegou quinta-feira à noite ao Aeroporto Internacional de Douala, num voo da Cameroon Airlines Corporation (CAMAIR-Co), soube a PANA sexta-feira de fonte policial.

Esta evacuação inscreve-se no quadro de uma nova ponte aérea humanitária entre Douala e Bangui decidida quinta-feira pelo chefe de Estado camaronês, Paul Biya, para ajudar seus numerosos compatriotas bloqueados pela crise e pelas violências que assolam este país vizinho desde março de 2013.

Aquando da primeira ponte que cessou momentaneamente em janeiro último, cerca de quatro mil homens, entre os quais mulheres e crianças, de nacionalidade camaronesa foram rapatriados de Bangui para Douala.

"Esta segunda ponte aérea humanitária foi lançada para valer. Porque o chefe de Estado Paul Biya exigiu que os vaivéns entre as duas cidades possam durar tanto quantas as necessidades. Isto é enquanto houver Camaroneses por evacuar da RCA", afirmou Jerôme Ngoulabe funcionário no Aeroporto Internacional de Douala.

Com efeito, apesar de instaurado o regime de transição na RCA, presidido por Catherine Samba Panza, este país continua confrontado com atos de violências e exações perpetradas contra as populações por homens armados e alguns meliantes, indica-se no local.

-0- PANA NNM/JSG/MAR/DD 14fev2014