Novo comandante do Exército nigeriano defende união contra insurreição armada
Abuja, Nigéria (PANA) - O novo comandante do Exército nigeriano, general Farouk Yahaya, declarou quarta-feira que a guerra contra a insurreição e o bandistimo armado não pode ser ganha por uma única corporação.
Ela (a guerra) só pode ser ganha numa iniciativa sinérgica em que todas as corporações trabalhem conjuntamente, defendeu o novo chefe do Exército da Nigéria, durante a sua primeira reunião com o comandante da Força Aérea, general Oladayo Amao.
Na ocasião, o comandante do Exército reafirmou o papel central que desempenha a Força Aérea no êxito da luta contra a insurreição, o banditismo armado e outras formas de criminalidade no país.
O general Yahaya, que visitou o Estado-Maior da Força Aérea (HQ NAF) em Abuja, declarou ter sempre defendido o trabalho desta última como "elemento essencial da luta, por ter constatado, ele próprio, a sua influência formidável em diderentes palcos de operação.
"Nós reconhecemos efetivamente que uma única corporação não pode fazer isso sozinha. Será melhor, para nós, enquanto forças armadas e nação, ultrapassarmos os desafios atuais ligados à segurança”, sublinhou.
Ele agradeceu igualmente ao general Amao o seu apoio contínuo ao Exército Terrestre e exortou-lhe a não parar.
Por sua vez, o general Amao desejou-lhe boas-vindas, felicitando-o novo responsável pela sua nomeação.
Exortou-lhe a manter a sinergia dos esforços entre o Exército nigeriano e a Força Aérea conjuntamente com outras agências de segurança, a fim de livrar o país de qualquer atividade criminosa.
-0- PANA MON/VAO/NFB/JSG/FK/DD 3junho2021