Novo comandante à frente de Força de G5 Sahel
Niamey, Níger (PANA) - Um novo comandante foi nomeado à frente da Força do G5 Sahel, soube a PANA de fonte oficial em Niamey,
Trata-se do general Oumarou Namata Gazama, que até a esta promoção era o chefe do Estado-Maior Adjunto do Exército do Níger, de acordo com fonte.
Titular dum mestrado em estudos estratégicos de guerra, o General Gazama, de 56 anos, comandava vários esquadrões blindados em Niamey, Zinder (leste) e Agadés (norte), desde o seu ingresso no Exército nigeriano em 1985.
Depois dos cursos de aperfeiçoamento dos oficiais na França, ele foi para a China para cursos de estado-maior e depois numa escola de guerra na Nigéria.
Após o revés do Exército nigerino, na sequência dum atentado perpetrado pela seita islamita e terrorista Boko Haram, no leito do Lago Tchad em 2016, este último pediu-lhe para inverter a situação, e o homem infligirá pesadas baixas ao grupo terrorista.
Enquanto chefe do Estado-Maior tático da zona de defesa de Diffa, no extremo leste do país, assolada pelo ativismo do Boko Haram, ele liderou com sucesso uma das maiores ofensivas mortíferas contra esta força negativa.
Natural de Koutoubou, na região de Dosso, a sudeste de Niamey, o general Oumarou Namata Gazama substitui neste cargo o general mauritano Hanenna Ould Sidi, cujo mandato terminou há um ano,
O G5-Sahel é um grupo de cinco países que decidiram unir esforços na luta contra o terrorismo na região do Sahel.
Trata-se do Burkina Faso, do Mali, da Mauritânia, do Níger e do Tchad.
-0- PANA SA/IS/CJB/DD 25jul2019