Novo caso de Ébola no leste da RDC
Kinshasa, República Democrática do Congo (PANA) - Um novo caso da doença do vírus Ébola foi registado sexta-feira, em Beni, na província do Kivu-Norte, no leste da República Democrática do Congo (RDC), anunciou sábado o Ministério da Saúde, Higiene e Prevenção.
Num comunicado chegado à PANA, em Kinshasa, o Ministério diz tratar-se de uma criança de três anos de idade do sexo masculino que foi hospitalizada e morreu, a 06 de outubro último, num estabelecimento sanitário local.
A amostra recolhida no dia seguinte pela equipa de proteção civil de Beni e enviada para Goma para análise foi positiva ao vírus Ébola, precisou a mesma fonte.
Trata-se de um novo surto do vírus Ébola, no leste do país.
Segundo o Ministério da Saúde, equipas da Divisão Provincial da Saúde e da zona de saúde do Beni já estão a trabalhar arduamente no terreno para levar a cabo atividades de resposta, particularmente a listagem e acompanhamento de cerca de 100 contactos até agora e a descontaminação das unidades sanitárias.
O ministro congolês da Saúde, Jean-Jacques Mbungani, disse estar convencido de que, com a experiência adquirida na gestão da doença do vírus Ebola durante as epidemias anteriores, as equipas de resposta da província apoiadas pela administração central conseguirão controlar a breve prazo esta epidemia.
A 12ª epidemia de Ébola, declarada a 07 de fevereiro de 2021, na RDC, nos arredores da cidade de Butembo, terminou após três meses com 11 casos confirmados, um caso provável e seis óbitos, graças à utilização da vacina rVSV-ZEBOV, fabricada pelo laboratório americano Merck Sharp and Dohme (MSD).
Entre agosto de 2018 e junho de 2020, o 11º surto da doença do vírus Ébola, na RDC causou a morte de 2.280 pessoas na província do Kivu-Norte.
-0- PANA KON/JSG/DIM/IZ 09out2021