Conakry, Guiné (PANA) - Um novo caso de febre de Lassa foi diagnosticado quinta-feira, em Kassadou, na prefeitura meridional de Guéckédou, a cerca de mil quilómetros de Conakry, capital guineense, revelaram os serviços de saúde, citados pela Agência de Notícias Guineense (AGP).
Segundo a Direção Provincial de Saúde (DPS) de Guéckédou, trata-se de um paciente de 17 anos proveniente da sub-prefeitura de Kassadou, a 65 quilómetros da sede da prefeitura.
A mesma fonte especifica que, tendo em conta os sinais clínicos, o diagnóstico é está para uma suspeita de salmonelose, associada à sífilis e vaginite.
Após três dias de tratamento sem sucesso, novas investigações levaram ao diagnóstico da febre de Lassa, confirmado na quarta-feira pelo laboratório em Guéckédou.
O paciente foi transferido para o Centro de Tratamento Epidemiológico de Guéckédou para os devidos cuidados.
Endémica, a febre de Lassa, que já foi diagnosticada em algumas regiões da África Ocidental, incluindo a Guiné, Serra Leoa, Libéria e Nigéria, é transmitida por um pequeno roedor peri-doméstico.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) notificou casos de febre Lassa, na Guiné-Conakry, em 2021, mais uma vez na parte sul do país, onde foram notificados casos de óbitos.
-0- PANA AC/JSG /DIM/IZ 22abril2022