Agência Panafricana de Notícias

Novo calendário eleitoral proposto ao chefe da Junta na Guiné-Conakry

Conakry- Guiné-Conakry (PANA) -- O comité ad hoc encarregue de reflectir sobre a organização das eleições na-Guiné Conakry propôs segunda-feira ao chefe da Junta no poder, o capitão Moussa Dadis Camara, um calendário que fixa a organização das eleições presidenciais para 31 de Janeiro de 2010 e das legislativas para 26 de Março do mesmo ano.
O comité é composto por 22 membros, dos quais representantes de partidos políticos, da sociedade civil, membros do Conselho para a Democracia e Desenvolvimento (CNDD, instância militar no poder) e sindicalistas.
Ele entregou o seu relatório ao capitão Camara durante uma cerimónia pública na Televisão Nacional.
Esta estrutura foi criada em Junho passado no termo duma reunião entre as forças vivas do país e o chefe da Junta que tomou o poder a 23 de Dezembro último, algumas horas depois da morte do general Lansana Conté na sequência duma longa doença.
As forças vivas propuseram em Março passado ao chefe da Junta, que o tinha aceite - um cronograma que fixa as eleições presidenciais para Outubro e as legislativas para Dezembro de 2009.
O Presidente Dadis Camara assinou, na semana passada, um decreto relativo à criação dum Conselho Nacional de Transição (CNT) de 244 membros que deve fazer emendas à lei fundamental e revisar o Código Eleitoral.