Agência Panafricana de Notícias

Novo Presidente tunisino defende edificação de instituições democráticas permanentes

Túnis, Tunísia (PANA) – O trabalho que espera os Tunisinos após a destituição do ditador Ben Ali e a eleição duma Assembleia Constituinte que restituiu ao povo a sua soberania consiste em edificar instituições democráticas permanentes e sólidas, afirmou este fim de semana durante a sua investidura o Presidente tunisino, Mohamed Moncef Marzouki .

Segundo ele, estas instituições democráticas não poderão cumprir a sua missão sem a instauração duma nova mentalidade baseada na cidadania e na eleição de líderes democratas em vez dos déspotas.

Os valores morais são a coisa que mais faltava ao país durante duas décadas e a construção dum edifício duradouro exige reabilitação, indicou o chefe de Estado tunisino, que declarou ser imperioso velar por que a República garanta a alternância pacífica no poder e a supremacia da lei.

Ele anunciou que as instituições legítimas do Estado vão esforçar-se, a partir da próxima semana, por examinar as questões socioeconómicas delicadas.

« Os sacrifícios dos nossos filhos não foram consentidos em vão e a Tunísia exitará», garantiu Marzouki, que apelou aos Tunisinos para retomar confiança e esperança e «conjugar os esforços das vontades sinceras a fim de tirar o país da sua situação delicada atual».

Ele exprimiu a sua convicção de que a Tunísia consiga edificar a democracia e a República, construir um Estado Civil moderno e uma sociedade pluralista e reabilitar os valores e a cultura a fim de a Tunísia ser um país do conhecimento e produção e não um país de slogans insignificantes.

-0- PANA FA/JSG/FK/IZ 18dez2011