Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O novo chefe do Estado mauritano, Mohamed Cheikh El Ghazouani, participará sexta-feira e sábado próximos nas reuniões do G5 Sahel e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), em Ouagadougou, a capital do Burkina Faso, soube a PANA de fontes concordantes.
Trata-se da sua primeira deslocação ao exterior desde a sua eleição a 22 de junho último e a sua investidura a 1 de agosto de 2019.
Os países membros do G5 Sahel são o Burkina Faso, o Mali, a Mauritânia, o Níger e o Tchad, determinados a lutar contra o terrorismo, mutualizando os esforços de desenvolvimento.
A Cimeira de Ouagadougou acontece num contexto de intensificação de ataques terroristas no Burkina Faso.
A organização das reuniões do G5 Sahel e da CEDEAO na mesma cidade, a algumas horas de intervalo, inscreve-se numa nova visão de segurança coletiva através da qual, a França e seus parceiros ocidentais desejam envolver os países do Golfo da Guiné, cada vez mais expostos às ações de luta contra o terrorismo, segundo uma formula que deve ser definida durante a reunião, notam observadores.
-0- PANA SAS/JSG/MAR/DD 10set2019