Agência Panafricana de Notícias

Novo Presidente eleito empossado na Tanzânia

Dares Salaam, Tanzânia (PANA) – O quinto Presidente da Tanzânia, John Pombe Joseph Magufuli, prestou juramento esta quinta-feira no Estádio Uhuru, em Dar es Salaam, onde fez uma breve declaração de reconhecimento sobre a sucessão pacífica entre ele e o seu predecessor, Kakaya Mrisho Kikwete.

Apesar da chuva matinal que inundou a cidade e as regiões vizinhas, milhares de pessoas afluíram ao estádio para ver o homem popularmente alcunhado como « Hapa Kazi tu » - significando em Kiswahili «Aqui é só trabalhar » - prestar juramento.

Magufuli inventou este slogan da sua campanha para as eleições presidenciais para indicar que é um homem que pensa no trabalho a fim de trazer mudanças na vida das populações e no desenvolvimento em geral.

Na Tanzânia, onde o folclore tem inumeráveis exemplos de superstição ligada à meteorologia, a chuva desta quinta-feira, segundo algumas pessoas, foi um sinal de boa sorte que acompanha a nova administração, sobretudo depois de um período de seca forçar as barragens hidroelétricas do país a cessar de funcionar.

Em consequência, os cortes de eletricidade perturbadores tornaram-se numa caraterística comum na rede nacional, apresentando um dos maiores desafios para a nova administração, além da corrupção na Função Pública, do desemprego juvenil, dos serviços de saúde inadequados e do estandarte fraco das infraestruturas.

Vários chefes de Estado e de Governo dos países vizinhos assistiram à posse do Presidente Magufuli. Tratou-se dos Presidentes zimbabweano, Robert Mugabe; ugandês, Yoweri Kagura Museveni; queniano, Uhuru Kenyatta; rwandês, Paul Kagame; sul-africano, Jacob Zuma; congolês, Joseph Kabila; moçambicano, Filipe Nyusi; e zambiano, Edgar Lungu, bem como do primeiro-ministro etíope, Mariam Desalegn.

-0- PANA AR/MA/MTA/BEH/IBA/FK/IZ 5nov2015