Bujumbura, Burundi (PANA) - O novo Presidente eleito do Burundi, general reformado Evariste Ndayishimiye, 55 anos de idade, tomará posse quinta-feira, para suceder a Pierre Nkurunziza, falecido na semana passada de ataque cardíaco, anunciou na terça-feira a rádio pública.
Eleito nas eleições presidenciais de 20 de maio com 68,7 por cento dos votos, o novo Presidente do Burundi será empossado perante o Tribunal Constitucional, às 11:00 horas locais (09:00 TMG), em Gitega (centro), a nova capital do país.
Entre os convidados da cerimónia de inauguração, segundo a rádio estatal do Burundi, contam-se o Presidente congolês, Félix Tchisekedi, e o antigo chefe de Estado tanzaniano, Jakaya Kikwete, que confirmaram a sua presença.
A morte do Presidente cessante, Pierre Nkurunziza, precipitou a tomada de posse do novo chefe de Estado burundês, que deveria acontecer em 20 de agosto próximo, após o termo do mandato do seu predecessor.
Esta segunda-feira marcou o fim do período de luto nacional pela morte do Presidente Nkurunziza cuja data e local do funeral ainda não são conhecidos.
-0- PANA FB/JSG/DIM/IZ 16junho 2020