Agência Panafricana de Notícias

Novo Presidente eleito da Zâmbia lança apelo contra violência

Lusaka, Zâmbia (PANA) - O novo Presidente eleito da Zâmbia, Hakainde Hichilema, exortou os seus compatriotas a absterem-se da violência e apoiarem uma transição pacífica de poder, depois da sua vitória esmagadora nas eleições gerais de quinta-feira passada.
 

Líder do Partido Unido para o Desenvolvimento Nacional (UPND), Hichilema escreveu no Facebook estar a fazer um "alerta severo" a qualquer cidadão que se envolva em atividades criminosas.

"Exortamos o público em geral a cooperar com a Polícia e denunciar qualquer ato deste tipo. O crime não será tolerado agora", afirmou.

O seu apelo segue-se a uma série de relatos de zambianos a danificarem propriedades imediatamente após o anúncio dos resultados das eleições, na manhã de segunda-feira.

A estação televisiva Diamond TV partilhou imagens do Presidente cessante, Edgar Chagwa Lungu, em Kitwe, cidade que foi saqueada na manhã de segunda-feira.

Hichilema, mais conhecido pelas suas iniciais HH, deve dirigir-se à imprensa, a partir da sua casa, depois da renúncia oficial do Presidente Lungu.

O Presidente eleito obteve uma vitória decisiva na noite passada, derrotando Lungu por uma margem de 996 mil votos, após a contagem de 155 distritos eleitorais.
 

Logo depois que HH foi declarado Presidente, o presidente eleitoral do UPND, Garry Nkombo, prometeu que o seu partido vai resolver  rapidamente os graves problemas económicos que a Zâmbia enfrenta.

-0- PANA AR/BAI/IS/MAR/IZ 16agosto2021