Novo Presidente do Níger condena ataque contra civis no país
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O recém-eleito Presidente do Níger, Mohamed Bazoum, condenou, nesta segunda-feira, um novo ataque armado que fez cerca de 40 mortos, na província de Tahoua, perto da fronteira com o Mali.
Indivíduos armados não identificados perpetraram, domingo, ataques contra as aldeias de Intazayene, Bakorat e Akifakif, no departamento de Tillia, na província de Tahoua, perto da da fronteira maliana.
"Pelo menos 40 civis foram mortos, de acordo com um balanço provisório fornecido por fontes locais”, noticiou a imprensa nigerina.
O novo Presidente, cuja vitória com 55,66 por cento dos votos foi confirmada domingo pelo Tribunal Constitucional, apresentou, num tweet, as suas condolências às famílias das vítimas.
"Após o massacre de Banibangou, os terroristas agiram ontem do mesmo modo bárbaro contra as pacíficas populações civis de Intazayene e Bakorat, no departamento de Tillia, fazendo vários mortos. Apresento as minhas comovidas condolências aos parentes das vítimas”, escreveu Mohamed Bouzoum.
"Nesses momentos dolorosos para o nosso país, devido ao ataque cobarde e bárbaro ocorrido, em Tillia, apresento as minhas sentidas condolências às famílias das vítimas e desejo rápidas melhoras aos feridos”, escreveu, por sua vez, o Presidente cessante, Mahamadou Issougou.
Issougou garantiu que tudo será feito para que estes crimes não continuem impunes.
Em meados de março corrente, pelo menos 58 civis foram mortos, num ataque perpetrado contra um veículo que transportava comerciantes, no nordeste do Níger.
-0- PANA TNDD/JSG/FK/IZ 22março2021