Agência Panafricana de Notícias

Novo Presidente da Nigéria promete evitar "caça às bruxas"

Abuja, Nigéria (PANA) – O novo Presidente eleito da Nigéria, Muhammadu Buhari, garantiu que a sua Administração não lançará uma “caça às bruxas ou aos culpados”, apesar da convicção geral de que as administrações precedentes geriram mal a economia nacional.

"Só queremos factos e apenas factos. O que foi feito não pode ser anulado. O nosso trabalho deve consistir em tirar as lições dos erros passados e tentar evitá-los no futuro”, disse Buhari no ato de investidura dos 19 membros do recém-criado Comité de Transição encarregado de preparar a sua cerimónia oficial de posse, a 29 de maio corrente.

O Comité vai trabalhar com o Governo cessante e estudar as modalidades da passagem de testemunho com vista a preparar o próximo Governo para as tarefas de governação.

« Vocês devem avaliar as informações que lhes são transmitidas e informar-me sobre a sua qualidade e a sua veracidade. É preciso apenas que vocês tenham as boas informações para formular as decisões políticas apropriadas », declarou.

Segundo ele, a passagem de um Governo para outro implica sempre desafios operacionais complicados, porque "sabemos todos que um Governo é uma questão de continuidade".

Por isso, concluiu, o próximo Governo "deve saber onde o Governo anterior parou a fim de saber onde assumir a continuidade”.

O Comité de Transição, que tem duas semanas para apresentar o seu relatório, é dirigido por um ex-secretário-geral do Governo (Ahmed Joda), que Buhari qualificou de « um dos raros laços sobreviventes entre a administração da primeira República e a de hoje ».

-0- PANA SEG/FJG/IS/IBA/FK/IZ 30abril2015