Novo Presidente da Nigéria felicita Comissão Eleitoral por eleições credíveis
Abuja, Nigéria (PANA) - O Presidente eleito da Nigéria, Asiwaju Bola Tinubu, elogiou a Comissão Eleitoral Nacional Independente (INEC) pela realização das eleições gerais de 2023.
O Tinubu, candidato do Partido no poder, Al Progressives Congress (APC), fez seu discurso na quarta-feira, pouco depois de ser declarado vencedor das eleições presidenciais de 2023.
O deputado Tinubu, de 70 anos, obteve 8.794.726 votos (36,61%), a maior percentagem de todos os candidatos. Ele também obteve mais de 25% dos votos expressos em 30 estados, mais do que os 24 estados exigidos pela Constituição.
Para vencer a eleições presidenciais na primeira volta , o candidato tinha que obter o maior número de votos nacionalmente e pelo menos 25% dos votos em dois terços dos 36 estados e no Território da Capital Federal (Abuja).
"Gostaria de parabenizar o CENI por esta eleição credível. Reconhecemos a credibilidade da eleição e observadores internacionais também admitiram a credibilidade da eleição.
“Com esta eleição, criamos a maior democracia como nigerianos e devemos nos orgulhar disso”, disse-se.
O Tinubu aconselhou os seus concidadãos a não recorrerem à violência e aconselhou-os a procurar reparação nos tribunais.
Acrescentou que tem o maior respeito pelos candidatos que participaram nas eleições presidenciais e estendeu a eles sua mão amiga.
Tinubu derrotou 17 outros candidatos que contestaram as eleições.
Atiku Abubakar do Partido Democrático do Povo (PDP) ficou em segundo lugar com 6.984.520 votos (29,07%), enquanto Peter Obi do Partido Trabalhista ficou em terceiro com 6.101.533 votos (25,4%).
Os principais partidos da oposição condenaram a CENI pela forma como organizou as eleições. Na terça-feira, eles pediram a demissão do professor Yakubu.
O PDP, o Partido Trabalhista e o Partido da Ação Democrática (ADP), em conferência de imprensa, também apelaram a novas eleições.
-0- PANA MON/MA/NFB/JSG/MAR 01março 2023