Agência Panafricana de Notícias

Novo Presidente da Guiné-Conakry empossado

Conakry, Guiné (PANA) – O Presidente recentemente eleito da Guiné-Conakry, Alpha Condé, 72 anos de idade, prestou juramento, terça-feira, na "Sala das Festas" do Palácio do Povo (Assembleia Nacional), na presença de 11 chefes de Estado africanos, constatou a PANA no local.

O líder da Coligação do Povo da Guiné (RPG), candidato da Aliança "Arco-iris" (de 116 partidos políticos), eleito para um mandato de cinco anos, renovável uma vez, foi empossado pelo presidente do Tribunal Supremo, Mamadou "Syma" Sylla, que o condenara em 2000 a cinco anos de prisão por "atentado contra a segurança do Estado" antes de ser indultado em 2002 pelo então chefe do Estado, o general Lansana Conté.

Os Presidentes Jacob Zuma da Africa do Sul, Blaise Compaoré do Burkina Faso, Ellen Johnson Sirleaf da Libéria, Ernest Koroma da Serra Leoa, Goodluck Jonathan da Nigéria, Abdoulaye Wade do Senegal, Amadou Toumani Touré do Mali, Malam Bacai Sanha da Guiné-Bissau, Pedro Pires de Cabo Verde, Faure Gnassingbé do Togo, Denis Sassou Nguesso do Congo, bem como o ex-Presidente nigeriano, Olusegun Obasanjo, assistiram a cerimónia que decorreu na ausência de Cellou Dalein Diallo, candidato derrotado, que se encontra fora do país; desde há vários dias.

O presidente da Comissão da União Africana (UA), Jean Ping, a secretária-geral adjunta das Nações Unidas, Asha Rosa Migro, e um antigo ministro francês dos Negócios Estrangeiros, "convidado especial", também amigo do Presidente eleito, entre outras personalidades, presenciaram este evento.

O novo chefe do Estado, eleito com 52,52 porcento dos votos face a Cellou Dalein Diallo (47,48 porcento) substitui o chefe da junta, o general Sékouba Konaté, que assegurava a transição no lugar do capitão Moussa Dadis Camara, vítima, em Dezembro de 2009, duma tentativa de assassinato.

A junta tomou o poder em Dezembro de 2008, algumas horas após a morte a 22 de Dezembro de 2008, do então Presidente Conté, vítima de uma longa doença (depois de um reinado de 24 anos). O general Lansana Conté tomou o poder em 1984 logo depois do falecimento, nos Estados Unidos, do primeiro Presidente da Guiné-Conakry, Ahmed Sékou Touré, vítima duma crise cardíaca.

Alpha Condé, professor universitário, que deverá designar proximamente o seu primeiro-ministro, revelou recentemente que assunir pessoalmente a pasta do ministério da Defesa, com vista "a controlar melhor e compreender" os problemas do Exército e encontrar soluções adequadas.

Ex-presidente da Federação dos Estudantes da África Negra da França (FEANF) nos anos 60 e ex-professor de Direito público na Universidade de Sorbonne (França), o novo chefe do Estado conakry-guineense avisou, durante vários encontros, que aproveitará o seu quinquenato para combater a corrupção, o desvio de fundos públicos, exortando deste modo os seus aliados e simpatizantes a levarem a cabo o mesmo combate ou a afastarem-se.

-0- PANA AC/ SSB/IBA/CJB/DD 21Dez2010