Bujumbura, Burundi (PANA) - O novo Presidente burundês eleito, Evariste Ndayishimiye, assinou neste sábado um livro de condolências aberto na sequência da morte inesperada do seu antecessor, Pierre Nkurunziza, a 8 de junho corrente, oficialmente v´tima de uma paragem cardíaca, noticiou a rádio pública burundesa.
Foi com uma voz quebrada que o novo chefe do Estado burundês declarou que "o que aconteceu é a vontade de Deus."
O Tribunal Constitucional do Burundi declarou sexta-feira a vacatura definitiva do poder, autorizando no entanto a investidura, o mais rápido possível, do novo Presidente eleito.
Teoricamente, a investidura do general reformado deverá ter lugar no final do mandato do seu predecessor, a 20 de agosto próximo.
A data do funeral do Presidente Nkurunziza ainda não foi oficialmente anunciada, mas o Governo burundês decretou um período de luto nacional de sete dias, que, normalmente, expira na próxima segunda-feira.
A Rádio Televisão Nacional do Burundi mudou completamente todos os seus programas, passando apenas canções religiosas, até ao final do período de luto.
Locais de lazer também são obrigados a passar apenas canções religiosas durante este período de luto nacional, de acordo com a fonte.
-0- PANA FB/IS/SOC/DIM/DD 13junho2020