Agência Panafricana de Notícias

Novo Parlamento exige cessar-fogo imediato e incondicional na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - O novo Parlamento líbio adotou quarta-feira à noite uma resolução que exige de todos os biligerantes um cessar-fogo imediato e incondicional nas cidades de Tripoli e Benghazi, teatros de confrontos mortíferos nas últimas semanas.

Na resolução adotada, o Parlamento promete tomar todas as disposições de escalada e endurecimento das suas medidas em caso de desrespeito desta decisão.

Investido segunda-feira numa controversa sessão inaugural em Tobrouk (leste), onde elegeu o seu presidente, o novo Parlamento fez quarta-feira uma revisão da Declaração Constitucional para se atribuir poderes soberanos ate a eleição dum novo Presidente para o país.

Durante a sua reunião inaugural, segunda-feira, os deputados elegeram Aguila Gueider presidente do Parlamento e, no dia seguinte, escolheram o seu primeiro vice-presidente na pessoa de Mhamed Choueib, e o segundo vice-presidente na de Hmeida Houma.

A entrada em função do novo Parlamento líbio foi saudada pela comunidade internacional, nomeadamente as Nações Unidas, a União Europeia, a União do Magrebe Árabe, bem como os Estados Unidos e países como França, Grã-Bretanha, Itália e Alemanha.

-0- PANA/BY/BEH/SOC/MAR/IZ 07ago2014