Novo PM tunisino promete formar governo de tecnocratas
Tunísia, Tunísia (PANA) - O novo primeiro-ministro tunisino, Habib Jemli, decidiu formar um governo de tecnocratas composto por "competências nacionais e independentes de todos os partidos políticos sem exceção".
Falando numa conferência de imprensa,em Tunis, Jemli disse que o seu governo será composto apenas por tecnocratas e especialistas nacionais "que nada têm a ver com partidos políticos", anunciando que concluiu as consultas com os partidos políticos para a formação do governo.
Os únicos critérios que serão usados para a seleção dos ministros são a competência, a transparência e a capacidade de liderança, disse, afirmando que vai continuar as consultas sem chamar nenhum partido político.
Sublinhou a sua vontade de servir qualquer partido, incluindo o partido que o nomeou, o movimento islamo-conservador Ennahda, autodenominando-se "primeiro-ministro voluntário e independente".
Jemli decidiu afastar-se dos partidos políticos após o fracasso das negociações com vários partidos políticos e especialmente após o anúncio do primeiro- ministro cessante e líder do movimento Tehya Tounés, Youssef Chahed, de que o seu partido não estava interessado em participar no novo governo.
A Corrente Democrática, por sua vez, também anunciou que não participará no governo de Jemli, preferindo permanecer na oposição.
O secretário-geral do Movimento Popular anunciou a decisão do seu partido de permanecer na oposição, numa conferência de imprensa, no domingo, observando uma profunda disputa com o primeiro-ministro designado sobre várias questões, incluindo a independência do Banco Central e das empresas públicas estratégicas.
As consultas para formar um novo governo duraram mais de um mês sem sucesso por causa das posições contrárias das partes envolvidas nas negociações.
-0- PANA YY/IN/DIM/IZ 25dez2019