Tunis, Tunísia (PANA) - O novo primeiro-ministro tunisino, Habib Jemli, anunciou esta quarta-feira que os seus ministérios da Defesa, do Interior, dos Negócios Estrangeiros e da Justiça serão liderados por figuras independentes num governo de coligação cuja formação será conhecida, próxima semana.
As reformas económicas e a luta contra a corrupção espalhada pelas esferas do Estado estarão entre as prioridades do seu Governo, afirmou Jemli.
O primeiro-ministro enfrenta grandes dificuldades para formar o Governo, devido à fragmentação política e parlamentar resultante dos resultados das eleições legislativas de 6 de outubro último.
Se obtiver a confiança dos parlamentares, o Governo de Jemli estará confrontado com fortes pressões relacionadas às demandas sociais e à situação precária da juventude desempregada, observam os analistas.
Outra pressão sobre o novo Governo tunisino vem das exigências dos doadores internacionais, incluindo o Fundo Monetário Internacional, que pedem uma redução nos gastos públicos para controlar o défice orçamental.
-0- PANA YY/IN/BEH/DIM/IZ 04dez2019