Novo Governo presta juramento no Sudão
Cartum, Sudão (PANA) – O novo Governo sudanês foi investido este domingo diante diante do presidente do Conselho Soberano, general Abdul Fatah Al Burhan, e do presidente do Tribunal Supremo, pondo assim termo a vários meses de vazio político, no Sudão.
Este Governo nomeado pelo primeiro-ministro Abdullah Hamdouk integra quatro mulheres, das quais a ministra dos Negócios Estrangeiros, uma função exclusivamente ocupada por homens desde a Independência do país, em 1956.
Nunca uma mulher dirigiu um dos "grandes Ministérios” do Sudão, designadamente, do Interior, dos Negócios Estrangeiros, da Justiça, da Defesa, das Finanças e da Planificação Económica.
O novo ministro da Cultura e Informação, Faisal Mohamed Salih, ativista dos direitos humanos, declarou que os ministros organizaram uma reunião, no termo da cerimónia de investidura, durante a qual se comprometeram a trabalhar para atingir os objetivos da revolução que pôs termo ao poder do Presidente Omar al-Bashir.
Os ministros reuniram-se no Secretariado Geral do Conselho dos Ministros e rumaram de autocarro para o Palácio da República, onde decorreu a cerimónia, um gesto raro, muito apreciado e o primeiro na história recente do Sudão.
O Governo nomeado para o período de transição, que começa domingo, vai dirigir o país durante três anos, depois dos quais serão organizadas eleições, em conformidade com o documento constitucional elaborado pela União Africana e pela Autoridade Intergovernamental sobre o Desenvolvimento (IGAD), liderada pela Etiópia e assinado pelas partes sudanesas, no mês passado.
-0- PANA MO/MA/AKA/TBM/MAR/IZ 08set2019