Praia, Cabo Verde (PANA) – O novo Governo francês, dirigido pelo novo primeiro-ministro Jean Castex, inclui uma ministra de origem cabo-verdiana, Elisabeth Moreno, que vai chefiar a pasta da Igualdade entre Homens e Mulheres, apurou a PANA de fonte oficial.
Nascida no Tarrafal de Santiago, em 1970, ela chegou com os pais a França aos sete anos de idade, tendo ali completado os seus estudos.
Do seu vasto currículo de formação, constam um mestrado em Direito Comercial, pela universidade de Paris-Est Créteil, e outro em “Global Business” pela escola Essec & Mannheim.
Com mais de 20 anos de experiência no setor das tecnologias de informação, Elisabeth Moreno desempenhou diversos cargos em empresas como a Lenovo, Dell e Orange.
Desde janeiro de 2019, ela passou a desempenhar o cargo da nova diretora-geral da empresa norte-americana de tecnologia "HP", para o continente africano, com sede na África do Sul.
Além da sua carreira profissional em várias empresas do setor, entre outras, ela fundou em 2005 o “Cabo Verde Business Club”, em França, para promover as empresas cabo-verdianas, neste país.
Em 2016, foi eleita “Mulher cabo-verdiana do ano”, também em França.
Agora muda-se de Joanesburgo, na África do Sul, onde fica sediada a HP África, para Paris, onde vai integrar o novo o Executivo francês que conta com oito novos ministros.
-0- PANA CS/IZ 07jul2020