Novo Governo com 55 membros na RDC
Kinshasa, RD Congo (PANA) - O novo Governo do primeiro-ministro Jean-Michel Sama Lukonde, anunciado segunda-feira, na República Democrática do Congo (RDC), tem 55 membros contra 65 do anterior liderado por Sylvestre Ilunga Ilunkamba.
Do total de integrantes, 40 são homens e 15 mulheres, num Governo saído da União Sagrada da Nação (USN) com quatro vice-primeiros-ministros, nove ministros de Estado, 31 ministros e um ministro delegado e 11 vice-ministros.
Dez ministros são reconduzidos, dos quais sete vindos do Governo de Sylvestre Ilunga Ilunkamba.
Christophe Lutundula Apala Pen Apala foi nomeado vice-primeiro-ministro para os Negócios Estrangeiros.
Quadro do "Juntos para a República" (partido de Moïse Katumbi, ex-governador da província de Alto Katanga, no extremo sudeste), Apala é também deputado nacional, em substituição da deputada Marie Tumba Nzeza.
A sua principal tarefa será apoiar Felix Tshisekedi como Presidente em exercício da União Africana.
Ele também será presidente do Conselho Executivo da União Africana para o período 2021-2022.
Num briefing com a imprensa, depois do anúncio do seu Governo, o primeiro-ministro Sama Lukonda disse que o critério tem em conta a inclusão, para além de uma certa solidariedade entre os membros, bem como a moralidade e integridade com registos criminais virgens.
Segundo ele, a participação feminina obedeceu a critérios de qualidade, em razão de uma vice-primeira-ministra, 10 Ministérios, três vice-ministras e uma vice-ministra.
Sobre a representatividade nacional, o chefe do Governo disse que é uma aposta bem-sucedida ter-se todas as províncias representadas no Governo da União Sagrada.
“Dez membros do Governo cessante foram reconduzidos (20 por cento), enquanto 80 por cento por cento são novos membros (45)”, precisou.
Em relação aos jovens, afirmou que foi feito "um esforço considerável" com uma taxa de 28 por cento dos membros com menos de 40 anos de idade.
-0- PANA KON/IS/MAR/DD 13abril2021