Agência Panafricana de Notícias

Nove toneladas de droga apreendidas no sul de Marrocos

Rabat, Marrocos (PANA) – Nove toneladas de resina de cannabis foram aprrendidas em Maraquexe, no sul de Marrocos, de acordo com a Polícia Judicial local, soube-se em Rabat de fonte policial.

Ao mesmo tempo, foram igualmente capturadas sete pessoas, presumívelmente membros duma rede internacional de tráfico de droga, a Ppolícia abriu um inquérito para determinar a origem e o destino da droga, de acordo com a fonte.

A 18 de maio último, perto de duas toneladas de resina de cannabis foram descobertas na região de Errachidia, no sudeste de Marrocos, de acordo com a fonte.

Uma semana antes, agentes aduaneiros e polícias marroquinos apreenderam, em Tanger, no norte do país, 930 quilós de resina de cannabis a bordo dum camião que se preparava para embarcar para Algésiras, uma localidade situada no sul da Espanha.

Segundo um inquérito conjunto da Agência Nacional de Desenvolvimento das Províncias do Norte e da União Europeia (UE), Marrocos seria o primeiro produtor e exportador de droga no mundo. As vendas para a Europa do haxixe produzido neste país gerariam 12 biliões de dólares americanos, ou seja um terço do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

-0- PANA HBK/AAS/MAR/DD 02junho2011