Nove soldados mortos por bandidos armados no noroeste da Nigéria
Abuja, Nigéria (PANA) – Bandidos armados mataram quinta-feira nove soldados na aldeia de Sunke, na coletividade local de Anka, no Estado de Zamfara, no noroeste da Nigéria, revelou sábado fonte administrativa local.
Sunke está situada a cerca de 30 quilómetros a sul da cidade de Anka, capital do Governo local.
Segundo a fonte, os soldados em causa foram mortos em represálias a um anterior massacre de bandidos arrependidos por soldados na zona.
O noroeste da Nigéria é teatro de ataques armados, raptos, pilhagens e incêndios de aldeias, o que levou alguns governadores a propor a amnistia aos bandidos em troca de cessação das hostilidades.
Segundo a fonte, dezenas de homens armados não identificados chegaram quinta-feira de moto, disparando contra os soldados e os polícias na coletividade local.
"Os soldados mataram bandidos arrependidos na zona e os seus camaradas prometeram vingá-los. Estes últimos mobilizaram os seus homens para atacar os soldados instalados na aldeia”, indicou a mesma fonte.
Quarta-feira passada, habitantes notaram e relataram aos agentes de segurança a passagem de um grupo de homens armados de moto no cruzamento de Mayanchi, na estrada Gusau-Sokoto, no noroeste da Nigéria.
Os bandidos armados disseram abertamente aos habitantes que se dirigiam para Birnin Gwari, no estado vizinho de Kaduna.
O assassinato destes soldados ocorreu duas semanas depois de o Governo do Estado de Zamfara alertar relativamente a eventuais ataques contra sete coletividades locais, no Estado, por supostos terroristas pertencentes à seita Boko Haram.
-0- PANA MON/VAO/NFB/JSG/MAR/IZ 06out2019