Agência Panafricana de Notícias

Nove pessoas mortas em confrontos tribais em Darfur

Cartum, Sudão (PANA) - Nove civis foram mortos na região de Darfur, no oeste do Sudão, durante os dois últimos dias em confrontos distintos entre tribos árabes e Fur.

Este são os combates inter-tribais mais recentes na região e ocorrem duas semanas depois de o Governo federal negociar um acordo entre os dois grupos étnicos em conflito, cujos confrontos causaram dezenas de mortes.

Segundo a Agência Sudanesa de Notícias, o comissário da localidade de Kabkabiyah, Adam Mohamed Salih, disse que incidentes distintos eclodiram no mercado da cidade, no norte de Darfur, e se espalharam a outros bairros.

Os confrontos entre grupos Fur e tribos árabes começaram com uma querela entre dois homens que se propagou aos membros dos dois campos, segundo Salih.

As tribos árabes não foram identificadas. A Fur é a principal tribo africana na região e o principal movimento rebelde começou no seio da Fur em 2005.

Os confrontos entre nómadas árabes e os agricultores Fur foram causados por rivalidades sobre os direitos de pasto e a apropriação de terras.

-0- PANA MO/MA/AKA/AAS/MAR/TON 04agosto2013