Nove pessoas morrem em catástrofes naturais no Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Nove pessoas morreram e 87 outras ficaram feridas, das quais 12 gravemente, em catástrofes naturais ocorridas desde junho último no Burkina Faso, anunciou quinta-feira o Governo.
Relativamente a catástrofes naturais, nota-se que 22 municípios em 15 províncias estão afetados por inundações ou ventos violentos, anunciou o Governo no termo do Conselho de Ministros
Registaram-se 20.829 sinistrados oriundos de três mil 472 famílias, 87 feridos, sendo 12 graves, e nove óbitos, de acordo com a mesma fonte.
As vítimas foram assistidas com víveres, kits de higiene e proteção contra coronavírus e tranferências monetárias para famílias vulneráveis, a título de contribuição para a reabilitação de alojamentos destruídos, anunciou o Governo.
No que diz respeito às pessoas que fugiram da violência nas suas localidades, o relatório indica igualmente que todas as 13 províncias do país registam Pessoas Deslocadas Internas (PDI) com fortes concentrações nas províncias do Sahel (36 por cento), centro-norte (35,3 por cento), norte (8,3 por cento), leste (8,3 por cento) e Gancho de Mouhoun (2,4 por cento).
O Conselho pediu aos ministros encarregues do dossiê para tomarem medidas necessárias com vista a aumentar os estoques de intervenção para a assistência humanitária e continuar a elaborar estratégias de melhoria das condições de vida das PDI e populações hóspedes vulneráveis.
-0- PANA NTDD/JSG/FK/DD 9set2021