Agência Panafricana de Notícias

Nove pessoas candidatam-se às eleições presidenciais na Argélia

Argel- Argélia (PANA) -- Nove candidaturas deram entrada junto do Conselho Constitucional na Argélia para as eleições presidenciais de 9 de Abril próximo, das quais a do chefe de Estado cessante Abdelaziz Bouteflika, que solicita assim um terceiro mandato.
Os candidatos tinham até segunda-feira à meia-noite para apresentar os seus processos.
Os presidentes da Frente Nacional Argelina (FNA), Moussa Touati; e do Reencontro Argelino (RA) e o secretário-geral do movimento "El Islah" foram os primeiros a depositar as suas candidaturas, enquanto seis outros candidatos esperaram até ao último dia para o fazer.
Trata-se de Louisa Hanoune (porta-voz do Partido dos Trabalhadores); de Rachid Bouaziz, independente; do actual Presidente Abdelaziz Bouteflika; de Belaïd Mohand Oussaïd "Mohamed Saïd", independente ; de Mohamed Hadef, presidente do Movimento Nacional da Esperança (MNE) e de Faouzi Rebaïne, presidente do partido independendista Ahd 54.
Todos os candidatos foram recebidos pelo presidente do Conselho Constitucional, Boualem Bessaïh.
Dezanove personalidades tinham inicialmente levantado os formulários de participação nas eleições presidenciais em que se exige um mínimo de 75 mil assinaturas de cidadãos argelinos para validar a candidatura.
Abdelaziz Bouteflika, de 71 anos de idade, chegado ao poder em 1999 e reeleito em 2004, disputa um terceiro mandato de cinco anos.