Agência Panafricana de Notícias

Nove opositores detidos na Serra Leoa após manifestação antigovernamental

Freetown, Serra Leoa (PANA) – Nove membros da oposição que participaram quinta-feira última numa manifestação antigovernamental diante da Embaixada norte-americana em Freetown foram detidos domingo pela Polícia, soube a PANA na capital serraleonesa.

Estes últimos, provenientes todos da ala juvenil do principal partido da oposição do país, Sierra Leone Peoples Party (SLPP), foram detidos nas suas casas e colocados em detenção na sede da Divisão de Investigação Criminal (DIC) na capital serraleonesa.

A Polícia não deu, por enquanto, nenhum motivo destas detenções, mas as manifestações, no quadro do Estado de emergência de saúde pública declarado no ano passado por causa da epidemia do vírus do Ébola, são ilegais e puníveis com uma multa ou uma pena de encarceramento de 30 dias.

Mais de 200 jovens protestaram quinta-feira última diante da Embaixada dos Estados Unidos em Freetown para pedir ao Governo serraleonês para restabelecer a ordem constitucional no país e fazer investigações sobre os fundos destinados à luta contra o vírus de Ébola.

A detenção destes manifestantes coincide com o regresso do Presidente serraleonês, Ernest Koroma, dos Estados Unidos após uma visita de seis dias.

-0- PANA SBA/SEG/NFB/JSG/FK/IZ 20abril2015