Nove mortos em acidente de viação no noroeste do Senegal
Dakar, Senegal (PANA) – Nove pesoas morreram e duas outras ficaram feridas gravemente, num acidente de viação ocorrido terça-feira à noite, perto da aldeia de Potou, no noroeste do Senegal, soube a PANA de fonte de segurança.
O acidente deveu-se a uma colisão entre um táxi e um veículo particular, de acordo com a fonte.
Os nove mortos são passageiros, que estavam a bordo do veículo particular, vinham dum campo de futebol, disse a fonte.
Os corpos sem vida e os feridos foram evacuados para um hospital de Louga, no noroeste do país.
Por sua vez, a Gendarmaria abriu um inquérito para determinar as causas do acidente.
Segundo estatísticas oficiais, entre janeiro e agosto últimos, 11 mil e 82 acidentes de viação foram registados no Senegal, e o balanço é de 18 mil e 390 vítimas, das quais 430 mortos.
Perto de metade destes acidentes ocorreu na região de Dakar, ou seja 536 casos, tendo causado a morte de cerca de 50 pessoas.
Segundo a Direção Nacional dos Transportes Rodoviários do Senegal, anualmente mais de 500 pessoas morrem no país por causa de acidentes de viação, dos quais 92 por cento se devem ao mau comportamento de motoristas, nomeadamente o excesso de velocidade, o uso de telefone no volante e o desrespeito do uso do cinto de segurança.
Para pôr cobro ao flagelo, o Governo senegalês tomou medidas, incluindo a renovação da frota de automóveis de transporte coletivo, a introdução das cartas de condução pontual e o reforço da inspeção a veículos.
Em 2011, o Estado do Senegal elaborou um Plano Nacional de Segurança Rodoviária a fim de reduzir este flagelo em 35 por cento anualmente, e, depois, em 50 por cento, a partir de 2020.
-0- PANA AAS/TBM/MAR/DD 25set2019