Agência Panafricana de Notícias

Nove mil Malianos em peregrinação à Meca

Bamako, Mali (PANA) – As autoridades sauditas atribuíram ao Mali uma quota de nove mil pessoas, dos quais 90 porcento ao setor privado, para efetuarem a peregrinação à Meca, soube a PANA esta terça-feira durante a cerimónia de lançamento da campanha.

Dos nove mil lugares atribuídos aos Mali, oito mil foram colocados à disposição das agências de viagem privadas e os mil outros reservados ao Governo.

Ao tomar a palavra na ocasião, a presidente do comité de organização da peregrinação, Cissé Fadima Kouyaté, apelou às autoridades malianas para ceder a parte lucrativa da organização da peregrinção às agências de viagem privadas.

Para ela, o Estado deve desempenhar um papel de regulação, de controlo, de arbitragem, de acompamhamento e se necessário de sanção.

As agências de viagem privadas fixaram em dois milhões 800 mil francos CFA (1 dólar americano equivale a 481 francos CFA) o montante das despesas de peregrinação, ou seja 59 mil francos mais do que a soma estipulada pelo Governo (dois milhões 741 mil francos CFA).

O Estado maliano decidiu diminuir a sua tarifa, que passou de dois milhões 951 mil francos CFA no ano passado para dois milhões 741 mil francos CFA.

O setor privado agrupa várias dezenas de operadoras que terão a responsabilidade de transportar no mínimo 600 peregrinos cada.

-0- PANA GT/BEH /FK/TON 08julho2014