Túnis, Tunísia (PANA) - A Guarda Costeira tunisina salvou sábado nove jovens, incluindo uma menina, ao largo das costas da ilha de Djerba (sudeste da Tunísia).
Os jovens, que tentavam chegar a Itália, disseram ter deixado as costas de Djerba e perdido três dos seus companheiros ao largo do mar sem especificar a sua identidade.
Unidades da Marinha tunisina resgataram, na última terça-feira, ao largo da ilha tunisina de Kerkannah, 36 migrantes ilegais, incluindo dois bebés, que erravam no mar durante quatro dias. São todos de países subsaarianos, exceto dois de nacionalidade tunisina.
O ministro italiano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Luigi Di Maio, declarou recentemente que a situação estava longe de estar resolvida, uma vez que a crise económica empurra os migrantes ilegais a deixar a costa tunisina para Itália.
No entanto, acrescentou que "as conversações com as autoridades tunisinas e as medidas importantes que tomámos permitir-nos-ão deter os fluxos migratórios".
Ao mesmo tempo, invocou "a possível suspensão das finanças destinadas à cooperação com a Tunísia" como parte de uma operação para pressionar as autoridades tunisinas a melhorar a vigilância das suas costas e assim impedir a partida de migrantes para Itália.
-0- PANA YY/IN/IS/DIM/IZ 19set2020