Accra, Gana (PANA) - Nove garimpeiros ilegais morreram afogados no nordeste do Gana, depois de a mina em que operavam ficar inundada devido a fortes chuvas que se abateram segunda-feira sobre o país.
A Polícia, a Organização Nacional de Gestão de Catástrofes (NADMO) e habitantes da localidade trabalharam durante dois dias para extrair os corpos sem vida das vítimas da mina situada no distrito de Talensi, na Província do Alto Gana Oriental, anunciou a Polícia.
De acordo com as populações ribeirinhas, os mineiros ilegais deslocaram-se segunda-feira à noite à mina, mas foram presos pelas inundações.
Uma empresa mineira da província ajudou a Polícia a bombear a água da mina, o que permitiu descobrir os corpos sem vida.
As buscas continuam para encontrar duas pessoas dadas como desaparecidas.
Os corpos sem vida das vítimas foram entregues às suas famílias para a sua inumação.
Na quarta-feira última, três garimpeiros ilegais foram mortos no desabamento de uma mina em Breman na Província Centro, no Sul do Gana.
Os sucessivos governos ganenses não conseguiram pôr termo à exploração mineira ilegal na origem da poluição dos rios, da destruição das florestas e da deterioração em massa do ambiente.
O Governo atual lançou uma nova ofensiva contra este flagelo.
-0- PANA MA/NFB/JSG/FK/IZ 04junho2021