Agência Panafricana de Notícias

Nove emigrantes sudaneses morrem no deserto na Líbia

Cartum, Sudão (PANA) - Nove emigrantes sudaneses morreram no deserto perto da fronteira entre o seu país e a Líbia enquanto 319 outros foram salvos e evacuados para um estabelecimento de saúde, anunciou quarta-feira o Exército sudanês.

Segundo o porta-voz do Exército, coronel Sawarmi Khali, eles foram encontrados no deserto por uma patrulha mista líbio-sudanesa e num estado crítico.

Os sobreviventes foram assistidos em alojamento, alimentação e primeiros socorros antes de serem encaminhados para o hospital de Dnagola, a cidade sudanesa mais próxima da fronteira com o Egito, disse.

Ele não indicou como foram os migrantes lá parar, mas é sabido que muitos Sudaneses tentam entrar na Líbia pelo deserto à procura de chegar à Europa.

O Sudão e a Líbia assinaram um acordo de cooperação militar conjunta para efetuar patrulhas mistas no deserto com vista a impedir a infiltração de elementos que, segundo os dois países, podem constituir uma amaeça à sua segurança nacional.

A patrulha mista foi instituída pouco tempo depois do desaparecimento do regime de Muamar Kadafi e após os eventos ocorridos no Níger e no norte do Mali.

-0- PANA MO/MA/ASA/AAS/MAR/IZ 01maio2014