Túnis, Tunísia (PANA) - Nove pessoas, das quais cinco subsarianos e quatro Tunisinos, foram capturadas terça-feira última, quando tentavam rumar para as costas italianas, a partir da cidade de Sfax. no sul da Tunísia, segundo unidades de segurança tunisinas locais.
Segundo estas fontes, as noves pessoas faziam parte de uma rede internacional desmantelada, considerada a mais perigosa em matéria de organização de operações migratórias ilegais com destino às costas italianas.
A rede foi desmantelada após uma operação bem conduzida, desde segunda-feira última, que incluiu buscas realizadas durante 20 horas sem interrupção, de acordo com as mesmas fontes.
A rede era responsável pelo recrutamento de subsarianos desejosos de emigrar ilegalmente para a Itália, em diferentes cidades, antes de os reagrupar em casas secretas, em Sfax, onde aguardavam pelo dia de viagem.
O principal coordenador entre organizadores das viagens e candidatos à emigração clandestina, é um subsariano já detido, segundo as mesmas fontes.
Foram apreendidos dois veículos utilizados para transportar candidatos à emigração ilegal, montantes em dinares (moeda tunisina) e euros, bem como documentos de transferência bancária no valor de 100 mil dinares.
Todas as pessoas detidas foram colocadas à disposição do sistema judicial tunisino, de acordo com unidades de segurança tunisinas.
-0- PANA YY/IN/DIM/DD 06maio2020