Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Nove casos de coronavírus foram registados na quinta-feira na prisão de Ouagadougougou (MACO), a maior prisão civil, soube a PANA de fonte oficial.
Por conseguinte, autoridades comptentes viram-se obrigadas a suspender visitas e descerramentos dos reclusos, segundo a mesma fonte.
Depistagens dos casos de contactos revelaram nove casos positivos, todos detidos, colocados em isolamento mas tratados, tranquiliza um comunicado de imprensa da Administração Penitenciário.
A descoberta destes casos levou ao acompanhamento no plano sanitário dos casos de contactos, o reforço das medidas barreiras, a gestão dos resíduos dos casos contactos e, eventualmente, os dos casos positivos, a desinfeção dos locais de detenção, a suspensão temporária das visitas, de escoltas e descerramentos dos reclusos.
Estas medidas podem vir a ser suavizadas, segundo a evolução da doença, de acordo com a mesma fonte.
O Burkina Faso, que soma 13.435 casos de infeção, incluindo 167 óbitos e 13.256 curas, desde 9 de março de 2020, lançou quarta-feira a sua campanha nacional de vacinação, logo depois da chegada ao país, domingo último, de 115.200 doses da vacina AstraZeneca, no âmbito da iniciativa COVAX.
Covax é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), que visa permitir a aquisição equitativa, no mundo, de vacinas contra o vírus plantário.
-0- PANA TNDD/IS/DIM/DD 04junho2021