Novas valas comuns encontradas na capital líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - Cinco novas valas comuns com 25 corpos não identificados foram descobertas, em Tarhouna, no sul de Tripoli, anunciou terça-feira a Autoridade Geral para a Busca e Identificação de Pessoas Desaparecidas.
Várias valas com mais de 200 corpos foram descobertas desde o Verão de 2020, data da derrota das forças do marechal Khalifa Haftar, em Tarhouna, o seu último bastião na região Ocidental.
Num comunicado, a Autoridade de Busca e Identificação de Pessoas Desaparecidas precisou que as equipas de busca dos restos mortais trabalharam em cinco zonas de valas comuns e individuais no sítio da lixeira da cidade de Tarhouna.
Ela acrescentou que as equipas efetuaram as exumações, apesar da dificuldade de trabalhar na zona e dos perigos aos quais elas estão expostas em termos de cheiros, fumos e parasitas.
De acordo com o comunicado, 10 corpos não identificados foram extraídos do primeiro cemitério, nove do segundo cemitério, quatro do terceiro e um corpo dos quarto e quinto cemitérios, sublinhando que o trabalho continua sobre os anúncios restantes recebidos pela Autoridade.
O Tribunal Penal Internacional (TPI) aceitou o pedido do Governo cessante de enviar uma equipa para realizar inquéritos sobre os crimes ocorridos em Tarhouna.
O Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas, no termo da sua 48ª sessão, decidiu prorrogar o mandato da Missão Independente de Apuramento dos Factos na Líbia por um período de nove meses a fim de permitir a execução da sua missão.
A sessão do Conselho dos Direitos Humanos examinou o relatório da Missão de Apuramento dos Factos na Líbia, que falou de provas de crimes de guerra e de crimes contra a humanidade, não país, desde 2016, após um inquérito realizado no terreno e nos países vizinhos.
-0- PANA BY/IS/FK/IZ 12out2021