Agência Panafricana de Notícias

Novas manifestações contra operação de recenseamento na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – Novas manifestações ocorreram, esta segunda-feira, na cidade de Kaédi (430 quilómetros a sudeste de Nouakchott) contra as condições de recenseamento da população, discriminatórias principalemente contra os Négros- Mauritanos, soube a PANA de fontes concordantes.

O meio dia desta segunda-feira em Kaédi foi marcado por uma viva tensão e um confronto entre mulheres que saírams maciçamente às ruas para exigir a restauração da liberdade de jovens detidos nestas ùltimas 48 horas, segundo várias testemunhas.

Sábado e domingo últimos, esta cidade do sul da Mauritânia foi palco de violentas manifestações contra « o caratér discriminatório » da operação de recenseamento em curso no país desde 6 de maio último.

O Governo visa, através este recenseamento, a instauração de um registo cívil seguro, baseado na biometria, para substituir o sistema em vígor, falsificável e pouco seguro.

Mas várias Organizações Não Gocvernamentais (ONG), com à sua frente uma coordenação denominada « Não toca a minha nacionalidade », denunciam uma operação que marginaliza a comunidade negro-mauritana.

-0- PANA SAS/TBM/DIM/DD 26setembro2011