Agência Panafricana de Notícias

Novas exigências da Renamo adiam despartidarização do Estado em Moçambique

Maputo, Moçambique (PANA) – As partes moçambicanas ainda não alcançaram consensos sobre a questão da despartidarização do aparelho do Estado pelo facto de a Renamo, o maior partido da oposição, ter apresentado "novos elementos", à mesa das negociações, revelou segunda-feira o chefe da delegação do Governo ao diálogo político, José Pacheco.

Segundo Pacheco, que é também ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, a “Renamo apareceu com novos elementos que pretende que sejam inseridos” na agenda das negociações.

“Se não tivesse sido este elemento, hoje declararíamos o fim deste assunto e entrávamos no quarto e último ponto da agenda (questões económicas),” acrescentou o ministro, citado pela agência moçambicana de notícias (AIM).

Ele escusou-se a avançar pormenores sobre os novos elementos colocados pela Renamo bem como sobre o conteúdo de um documento apresentado na ronda anterior pelos observadores nacionais para ajudar na obtenção de consensos.

“Ainda está-se a trabalhar neste documento. Por isso, gostaria de não tecer comentários. Qualquer pronunciamento antecipado poderá viciar o documento”, disse.

-0- PANA HT/SG/IZ 09fev2015