Agência Panafricana de Notícias

Novas autoridades líbias prometem julgamento equitativo ao antigo primeiro-ministro do país

Tripoli, Líbia (PANA) – As novas autoridades líbias prometeram um julgamento equitativo ao ex-secretário do Comité Popular Geral (primeiro-ministro) do país, Baghdadi Mahmoud, refugiado na Tunísia, e cuja extradição para a Líbia foi aprovada sexta-feira pela Justiça tunisina.

Numa declaração à imprensa, o diretor do Gabinete do presidente do Alto Comité Líbio, Ibrahim Abderrahmane, garantiu que o ex-primeiro-ministro será detido numa cela individual e tratado em conformidade com os princípios dos direitos humanos.

Ele indicou igualmente que a família de Mahmoud, os seus advogados e as organizações locais da sociedade civil e internacional serão autorizados a visitá-lo em prisão.

Ibrahim Abderahmane quis tranquilizar a comunidade internacional e as organizações dos direitos humanos que exprimiram preocupações relativas à sorte de Baghdadi Mahmoud.

A Alto Comité Líbio de Segurança depende do Conselho Nacional Nacional de Transição (CNT) que levou a cabo o combate contra o regime de Muamar Kadafi e dirige a Líbia desde a sua destituição.

-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 09nov2011