Agência Panafricana de Notícias

Novas autoridades líbias anunciam repartição do orçamento entre conselhos locais

Tripoli, Líbia (PANA) – O presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT, no poder) da Líbia, Mustapha Abdeljelil, declarou que o próximo orçamento nacional será repartido entre os 50 conselhos locais do país em função da sua densidade populacional, extensão geográfica e danos sofridos durante a recém terminada guerra civil.

Falando em conferência de imprensa segunda-feira, em Tripoli, o responsável líbio afirmou que o seu Governo interino, formado há menos de um mês, está determinado a realizar algumas prioridades das quais a normalização da situação do país.

Abdeljelil prometeu que a segurança e a estabilidade serão restauradas, nomeadamente com a criação de unidades da segurança pública e do Exército em particular a nível das fronteiras.

As outras prioridades do Governo, disse, envolvem a concessão de oportunidades de estudos no estrangeiro e empregos para os combatentes, a distinção dos que voltam da guerra, a sua integração na Polícia ou no Exército e a assistência às famílias dos mártires e dos feridos.

Sobre o anunciado programa da amnistia, Abdeljelil indicou que não se trata de abandonar os direitos das vítimas, nomeadamente os crimes perpetrados pelo deposto regime de Muamar Kadafi, sublinhando que os Líbios gozarão da segurança e da prosperidade.

-0- PANA BY/AAS/SOC/FK/IZ 13dez2011