Agência Panafricana de Notícias

Nova África será construída pela sua juventude, diz

Kadafi Tripoli- Líbia (PANA) -- O líder líbio, Muamar Kadafi, afirmou segunda-feira à noite em Tripoli que só uma juventude "revolucionária e consciente é capaz de construir uma nova África, 'jamahiriana' (das massas) e social".
Durante um fórum dos líderes estudantis das universidades africanas, o líder Kadafi apelou a estes jovens para formarem comités revolucionários que incitam as massas a tomar o poder pacificamente, sem armas nem derrame de sangue para estabelecer "o sistema jamahiriano, solução final do problema da luta pelo poder".
O guia líbio evocou, no seu discurso, a situação prevalecente em África desde 1963 quando Kwamé Nkrumah do Gana, fundador da Organização da Unidade Africana (OUA, actual União Africana, UA), apelou para a formação dum Governo africano único a fim de que o continente não se perca e não esteja em atraso em relação aos outros continentes devido a golpes de Estado militares e conspirações ocidentais.
"Tudo o que foi predito por Nkrumah aconteceu e África não vai a lado nenhum.
Estava no mesmo lugar desde aquela data até 1999 que marcou a minha proposta aos Presidentes africanos de transformar a OUA na União Africana (UA)", defendeu o líder líbio.