Nova vala comum descoberta em Tarhouna, na Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) - Uma nova vala comum foi descoberta terça-feira na cidade de Tarhouna, a sul de Tripoli, anunciou o Comité Encarregue da busca de valas comuns na cidade.
De acordo com uma declaração do Ministério da Justiça do Governo líbio de Unidade Nacional, a vala comum foi descoberta por meios cientificamente aprovados, sob a supervisão direta de cientistas forenses.
"Após localizar, fotografar e documentar os corpos sem vida, médicos colocaram-nos em sacos especiais, numerados e marcados com sinais e indicações, medidos e determinados em diferentes direções", segundo o comunicado.
O Comité Encarregue da Busca de Valas Comuns na cidade de Tarhouna, que trabalha sob a supervisão da Procuradoria-Geral da República, continuará o seu trabalho até que todos os locais especificados e suspeitos de conter ossadas na cidade estejam explorados.
Várias valas comuns, contendo mais de 200 corpos sem vida, foram descobertas, desde 5 de junho último, data da derrota das forças do marechal Khalifa Haftar (autoproclamado comandante do Exército Nacional Líbio) em Tarhouna, sua última trincheira na Região Ocidental.
O Tribunal Penal Internacional (TPI) aceitou o pedido do Governo líbio de Unidade Nacional para enviar uma equipa a fim de investigar sobre eventuais crimes ocorridos em Tarhouna, refere-se.
-0- PANA BY/JSG/DIM/DD 15julho2020