Nova tentativa de emigração clandestina frustrada na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - Uma patrulha da Direçãode Segurança de Sabratha frustou quarta-feira uma tentativa de migração clandestina para a Europa, através do Mediterrâneo, a 70 quilómetros a oeste de Trípoli, a capital líbia.
Num comunicado, a Direção de Segurança de Sabratha, a 70 quilómetros a oeste de Tripoli, indica que "as suas patrulhas conseguiram, durante as primeiras horas da manhã, frustrar a operação."
Acrescentou que os migrantes foram detidos e a canoa pneumática insuflável e todas as ferramentas utilizadas para realizar a operação, como bidões de gasolina, um gerador e outros equipamentos, foram apreendidos.
Segundo a mesma fonte, os membros do bando conseguiram fugir, deixando atrás cinco viaturas no local da operação.
Todos estes objetos apreendidos foram transferidos ao Departamento de Investigação Criminal, e foram tomadas medidas necessárias para se capturar os suspeitos.
Segunda-feira última, membros da delegacia de polícia de Tawila da Direção de Segurança de Sabratha prenderam 20 emigrantes clandestinos de nacionalidade egípcia.
Esta detenção ocorre depois de polícias terem inspecionado um camião e encontrado nele emigrantes escondidos, de acordo com o Ministério do Interior.
País de trânsito e destino de migrantes, a Líbia está confrontada, nos últimos anos, com ondas migratórias ilegais determinadas a atravessar o Mediterrâneo rumo às costas europeias.
As redes de passadores e tráfico de seres humanos aproveitaram-se da insegurança neste país do norte de África para explorarem migrantes.
Desde o início de 2022, cerca de 4.215 migrantes foram resgatados ou intercetados e trazidos de volta à Líbia, incluindo 3.653 homens e 125 menores.
No mesmo período, 101 pessoas morreram durante a travessia do Mediterrâneo e 410 outras estão desaparecidas, incluindo 390 mulheres e 47 meninas menores de idade, segundo a Organização Mundial para as Migrações (OIM).
-0- PANA BY/JSG/SOC/MAR/DD 04maio2022