Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) – A nova moeda única ECO que vai substituir o franco CFA, na África Ocidental, vai manter a paridade fixa com o euro, anunciou o Presidente ivoiriense, Alassane Ouattara, no termo de um encontro bilateral com o seu homólogo francês, Emmanuel Macron, em visita oficial de 72 horas à Côte d'Ivoire.
Ouattara indicou que os seus homólogos dos Estados- membros da União Económica e Monetária Oeste-Africana (UEMOA) decidiram fazer uma reforma do franco CFA com três grandes mudanças.
As três grandes mudanças são a alteração do nome da moeda de franco CFA para eco, a cessação da centralização de 50 porcento das reservas de câmbio no Tesouro francês e o encerramento da conta de operações e a retirada dos representantes de França de todos os órgãos de decisão e de gestão da UEMOA.
Na reforma do franco CFA, os chefes de Estado decidiram manter a paridade fixa com o euro e tencionam a manutenção da garantia de convertibilidade.
O Presidente Ouattara explicou que esta reforma tem por objetivo atrair os investimentos privados, criar empregos e continuar o desenvolvimento económico dos Estados-membros da UEMOA.
Esta importante reforma foi consolidada pela assinatura de um novo acordo de cooperação entre o Presidente do Conselho de Ministros da UEMOA e o ministro francês da Economia e Finanças, Bruno Lemaire.
-0- PANA BAL/IS/MAR/IZ 23dez2019