Agência Panafricana de Notícias

Nova missão ministerial da CEDEAO esperada em Abidjan

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Uma missão ministerial da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) é esperada este domingo em Abidjan (na Côte d´Ivoire), onde a campanha eleitoral para as presidenciais é marcada por tensões que já fizeram mortos.

"Esta delegação ficará em Abidjan no quadro de uma nova missão diplomática preventiva que visa contribuir para a continuação normal do processo eleitoral e a realização das eleições presidenciais de 31 de outubro de 2020, num ambiente pacífico", indicou a CEDEAO num comunicado.

A delegação desta missão é composta pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Integração Regional do Gana e presidente do Conselho de Ministros da CEDEAO,  Shirley Ayorkor BOTCHWEY, e pelo general Francis BEHANZIN, Comissário para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança da CEDEAO.

Durante a sua estada, a delegação ministerial da CEDEAO vai reunir-se com os candidatos presidenciais e terá sessões de trabalho com o primeiro-ministro e membros do Governo.

Está também previsto encontrar –se com o Grupo Informal de Embaixadores (membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas e outros).

Esta missão insere-se no âmbito do Protocolo da CEDEAO relativo ao mecanismo de prevenção, gestão, resolução de conflitos, manutenção da paz e segurança e do Protocolo Adicional sobre a Democracia e Boa Governação.

-0-  PANA TNDD/TBM/MAR/IZ 18out2020