Agência Panafricana de Notícias

Nova epidemia de ébola faz três mortos no Uganda

Kampala, Uganda (PANA) – Cerca de um mês e meio desde a declaração do fim da quarta epidemia de ébola no Uganda, o país registou um novo surto da doença com quatro casos dos quais três fatais até agora.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ressurgimento da doença partiu do distrito de Luweero situado no centro do Uganda.

O Ministério ugandês da Saúde, a OMS e a Médicos Sem Fronteiras (MSF) já enviaram uma equipa para realizar um inquérito preliminar sobre a epidemia, enquanto as autoridades sanitárias efetuam análises ativas de casos e o controlo dos contactos estreitos com casos confirmados e prováveis.

A OMS declarou que o local de isolamento no hospital Mulago em Kampala foi reativado e que um outro está a ser instalado no centro de saúde Nyimbwa IV no epicentro.

A OMS e os seus parceiros, nomeadamente os Centros para a Luta e Prevenção de Doenças (CDC), a Cruz Vermelha ugandesa, a Rede Epidemiológica Africana (AFENET) e a MSF apoiam as autoridades nas atividades de intervenção.

-0 - PANA SEG/AKA/AAS/FK 18nov2012