Nova embaixadora da UE no Gabão apresenta seu roteiro em Libreville
Libreville, Gabão (PANA) - A nova embaixadora da União Europeia (UE) no Gabão, Rosário Bento Pais, apresentou, sexta-feira última em Libreville, um seu roteiro aos representantes governamentais, ao Corpo Diplomático acreditado na capital gabonesa, Libreville, bem como a organizações internacionais, soube a PANA de fonte oficial no local.
Perante personalidades oficiais atentas, Rosário Bento Pais explicou que o seu roteiro se baseia em trunfos atribuídos à cooperação entre o Gabão e a UE, de acordo com um comunicado de imprensa publicado segunda-feira em Libreville pela Unidade de Informação e Comunicação da Delegação da União Europeia (EUD) no Gabão.
Exprimiu simultaneamente o desejo da UE de "retomar de forma construtiva e duradoura o diálogo com o Gabão, num espírito de respeito e confiança mútuos, tendo em conta os compromissos comuns de longa data assumidos entre os dois parceiros".
A diplomata traçou grandes linhas do seu mandato, nomeadamente "o reforço da cooperação com o Gabão, nomeadamente ao nível político, prosseguindo o diálogo com o Gabão; tendo em conta as prioridades decorrentes das conclusões da Cimeira União Africana-União Europeia em Abidjan (Côte d'Ivoire).
Também faz parte destas grandes linhas a comunicação da Comissão Europeia sobre a Aliança África-Europa, adotada em setembro de 2018, centrada essencialmente na criação de empregos para jovens, em prol do investimento e do emprego sustentaveis".
Assim, com base nos resultados do Projeto de Apoio à Integração Profissionais de Jovens (AFIP), a delegada destacou o próximo lançamento do projeto "Rumo à Autonomia dos Jovens no Gabão" que visa apoiar jovens economicamente fracos.
Este empreendimento, confiado a uma Organização Não Governamental (ONG) gabonesa, garantirá a sustentabilidade dos resultados do projeto AFIP, permitindo a mais de mil jovens não escolarizados, sem formação e em situação precária, beneficiarem duma formação curta e qualificada.
Este apoio, continuou Rosário Pais, fará com que milhares de jovens gaboneses, hoje sem oportunidades económicas, terem uma formação adequada e adquirirem competências que lhes permitam obterem empregos condignos.
No que se refere à cooperação regional entre o Gabão e a UE, ela mencionou questões internacionais, como mudanças climáticas, a conservação da biodiversidade, a paz e a segurança regionais, e a digitalização.
A delegada da UE saúdou o clima de abertura em curso entre a sua instituição e o Governo gabonês, agradecendo a este último por ter facilitado ao seu emposse.
A diplomata saudou com o clima de abertura que se mantém, e agradeceu ao Governo gabonês po ter facilitado a sua tomada de posse, segundo o comunicado de imprensa.
A cerimónia teve lugar alguns dias depois de ela ter apresentado ao Presidente da República do Gabão, Ali Bongo Ondimba, as credenciais que a acredita no Gabão como embaixadora extraordinária e plenipotenciária da UE.
Precisamos que, para além do Gabão, Rosário Bento Pais também representa a UE em São Tomé e Príncipe e na Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).
-0- PANA LAW/DIM/DD 28out2019